“Quem faz o que gosta, não trabalha, se diverte.”A filosofia de William Shakespeare é seguida pelo escultor Mário Pitanguy.Morador de Senador Câmara, onde mantém um pequeno atelier, Mário sempre gostou de arte.“Desde criança sempre gostei de desenhar.Aos quatorze anos esse desejo se formalizou.Então cursei a Academia de Belas Artes, mas fiquei pouco tempo devido ao nível muito baixo dos professores”,conta Pitanguy Autodidata e influenciado por Auguste Rodin, começou a pintar até que conheceu a argila pela qual se apaixonou.O seu trabalho mais recente pode ser visto na Igreja de Santa Cecília em Bangu.É o busto em bronze do Monsenhor de Santa Rosa.
Processo criativo. Sobre o processo criativo, Mário diz que as idéias surgem em todo lugar. “Minhas idéias surgem durante o banho, quando estou caminhando.Não tenho dificuldade em ter idéias.Meu problema é lapidá-las”, explica. Diz ainda que suas obras sempre têm algo dele.”As essências das minhas idéias vem de mim.Toda escultura que faço tem muito de mim, um olhar,um sentimento.Por isso meu trabalho é figurativo-expressionista, pois trabalha a expressão”,analisa o escultor que já teve trabalhos expostos no Liceu de Artes e Ofícios.
Há um ano e meio, Mario Pitanguy tem conseguido viver da arte. “Muitas pessoas dizem que vivem de arte, mas vivem mal. Meu objetivo é viver bem, viver de arte com dignidade”, diz o artista. Seus principais clientes são a Diocese e empresas. Mas Mário diz que ainda é difícil ser artista na Zona Oeste. “As esculturas, principalmente o busto de bronze, tem um custo muito alto, em torno de R$ 8 a 16 mil. Então há dificuldade em encontrar pessoas que valorize o trabalho e aceite pagar o preço de mercado”, declara Pitanguy.
O próximo projeto é trabalhar com arte nos cemitérios. “Gosto muito de arte cemiterial que é pouco valorizada aqui no Rio de Janeiro. Em São Paulo temos o cemitério da Consolação, que já é considerado um museu a céu aberto com obras de grandes mestres italianos”, lembra Mário.
Mário Pitanguy dá aulas em seu atelier, com hora marcada. O investimento é de R$ 350,00. Mais informações pelo telefone 94854698 ou através do site www.mariopitanguy.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário